Projeto

O projeto Freguesias+Eficientes – Freguesias pela Eficiência Energética – lança o desafio às Juntas/Uniões de Freguesia de Portugal para que, através do diagnóstico dos seus consumos energéticos, possam reduzi-los, tornando-se mais eficientes na gestão dos mesmos. Em suma, tornar as Juntas/Uniões de Freguesia mais eficientes no seu consumo de energia elétrica com efeitos duradouros, o que se traduzirá quer vantagens ambientais (menores emissões de CO2, por exemplo), quer em vantagens económicas, através da poupança com os custos da fatura da eletricidade.

Como?

O Executivo e Técnicos das Juntas/Uniões de Freguesia vão ter à disposição meios para melhorar o seu conhecimento em eficiência energética, nomeadamente:

• Formação na área da eficiência energética, permitindo às Juntas/Uniões de Freguesia melhorar o seu desempenho energético e financeiro;
  • Uma plataforma online de diagnóstico e gestão dos consumos, disponível 24 horas por dia;
  • Formação integrada na utilização da plataforma;
  • Materiais de informação e sensibilização.

O projeto fará uso de uma evolução da plataforma online de gestão energética EnergyOFF, desenvolvida pela RNAE no âmbito de projeto Smart Offices, financiado pela Entidade Reguladora dos Serviços Energéticos (ERSE). A plataforma EnergyOFF baseia-se numa metodologia simplificada para o diagnóstico e gestão do consumo de energia, tendo como referencial a ISO 50001 – Sistemas de Gestão de Energia.

Será ainda realizado um concurso, onde serão premiadas as Juntas/Uniões de Freguesia, que alcançarem uma maior redução dos seus consumos de energia. Os prémios a atribuir irão ajudar a financiar a implementação de mais medidas e equipamentos de eficiência energética, permitindo dar continuidade ao aumento da eficiência energética ao nível da administração local.

O projeto Freguesias+Eficientes – Freguesias pela Eficiência Energética é promovido pela RNAE - Associação das Agências de Energia e Ambiente (Rede Nacional), com o apoio da BSD Consulting e a parceria institucional da ABAE – Associação Bandeira Azul da Europa (Projeto ECO Freguesias XXI), ANAFRE – Associação Nacional de Freguesias e ANMP – Associação Nacional de Municípios Portugueses, sendo financiado pelo Plano de Promoção da Eficiência no Consumo de Energia Elétrica (PPEC 2017-2018), aprovado pela Entidade Reguladora dos Serviços Energéticos (ERSE).

Inscrições nas Ações de Formação Encerradas. Não se inscreveu? Contacte-nos!