Objetivos

O projeto Freguesias+Eficientes – Freguesias pela Eficiência Energética - tem por objetivo dotar as Juntas/Uniões de Freguesia de princípios de gestão energética das suas instalações, de forma a melhorar o seu desempenho, o que se traduzirá quer em vantagens ambientais (menores emissões de CO2, por exemplo), quer em vantagens económicas, através da poupança com os custos da fatura da eletricidade.

Pretende-se que o Executivo e Técnicos da Junta/União de Freguesia identifiquem, através da plataforma online de gestão energética, os seus equipamentos e consumos de energia, de forma a receberem recomendações concretas para a redução dos consumos. As medidas de melhoria apresentadas poderão incluir uma eventual substituição de equipamentos (ex. lâmpadas ou equipamentos de climatização) e/ou alteração de comportamentos. Serão apresentadas também outras medidas, comuns a todos os utilizadores (como a definição de uma política energética, a identificação de um gestor de energia, etc.).

Haverá ainda um concurso que visa premiar as Juntas/Uniões de Freguesia que alcançarem resultados mais significativos na redução dos consumos de energia e cujos resultados serão divulgados a nível nacional, por forma a destacar o papel das Juntas/Uniões de Freguesia como promotoras da eficiência energética ao nível da administração local.

O projeto pretende evidenciar bons exemplos e valores de poupança, melhores práticas e outras ferramentas pedagógicas para ajudar as Juntas/Uniões de Freguesia e os seus gestores (Executivo e Técnicos) a reconhecerem as potencialidades de uma gestão eficaz dos consumos e o potencial dos investimentos na troca de equipamentos menos eficientes por outros de alta eficiência, assim como tornar mais fácil e atrativa a aplicação de um sistema de gestão energética.

Inscrições nas Ações de Formação Encerradas. Não se inscreveu? Contacte-nos!