Comparar 200 tarifários de luz e gás está agora à distância de um clique

image.aspx.jpg

Depois de meses de sucessivos adiamentos, desde o verão, a nova plataforma Poupa Energia, que permitirá aos consumidores simularem e compararem mais de 200 tarifários de energia e mudarem de comercializador em dez minutos e com apenas alguns cliques, tem finalmente estreia marcada para hoje. Criado para servir um universo de 6,1 milhões de consumidores de eletricidade e 1,5 milhões de consumidores de gás natural, o portal acessível através do endereço poupaenergia.pt está sob a gestão da Adene - Agência para a Energia e tem como objetivo aumentar em pelo menos 10% o atual número de mudanças de comercializador de eletricidade e gás natural em Portugal, neste momento estimado em cerca de 1,5 milhões por ano.

Até agora, o sinal verde para o lançamento do novo operador logístico de mudança de comercializador (OLMC) de eletricidade e gás natural dependia apenas do secretário de Estado da Energia, Jorge Seguro Sanches, que deu finalmente o sim para o projeto avançar, incluindo a entrada em funcionamento de uma linha telefónica de apoio. Do lado do governo mantém-se a expectativa de que a nova plataforma permita poupar 2,3 milhões de euros nas tarifas de luz e de gás.

"Temos uma situação de mercado desequilibrada e este portal vai contribuir para uma maior transparência. Com um prazo mínimo de 30 dias entre mudanças de comercializador, imaginamos que de três em três meses, quatro vezes por ano, os consumidores possam optar pela melhor tarifa", explicou João Paulo Girbal, presidente da Adene, durante um encontro com jornalistas no qual foram demonstradas em tempo real as funcionalidades desta ferramenta que sofrerá atualizações a cada trimestre.

Site: www.poupaenergia.pt

Fonte: https://www.dn.pt/dinheiro/interior/comparar-200-tarifarios-de-luz-e-gas-esta-agora-a-distancia-de-um-clique-8914786.html

A Plataforma